Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Top 10 Acidentes e Incidentes Nucleares

Three Mile Island, 28 de Março de 1979


O acidente foi uma fusão parcial da unidade dois da usina nuclear que teve inicio as 4 da manhã de 28 de Março de 1979 , e mesmo não havendo nenhuma morte foi o acidente mas serio da historia das usinas nucleares dos Estados Unidos.
 

Palomares Incident, 17 de Janeiro de 1966


 O acidente ocorreu durante uma operação de abastecimento, os dois aviões se chocaram em voo, um bombardeiro americano B52 que transportava bombas termo nucleares B28 de 1,5 megatons, colidiu com o Boeing KC-135 Stratotanker(avião de abastecimento) que o abastecia em pleno vôo, na costa da Espanha, ambos aviões se desintegraram, o avião tanque ficando totalmente destruído enquanto o bombardeiro partiu-se derrubando quatro bombas da fuselagem quebrada, três em terra e uma ao mar, duas detonaram ao choaren-se com o chão contaminando uma área de mais de um milhão de metros quadrados com plutônio radiotivo, sete tripulantes morreram enquanto quatro conseguiram saltar de para quedas. As outras duas ficaram intactas e foram recuperadas.



Chernobyl, 26 de Abril de 1986


 O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em um sabado 26 de abril de 1986 à 1:23:58 manhã quando o quarto reator da usina (conhecido como Chernobil-4) sofreu uma explosão de vapor que resultou em incêndio, uma serie de explosões e um derretimento nuclear, o fogo decorrido das explosões mandou partículas radiotivas na atmosfera, a nuvem radiotiva liberou 400 vezes mais contaminação do que a bomba que foi lançada sobre Hiroshima, é considerado o pior desastre da história das usinas nucleares.



Acidente de Thule, 21 de Janeiro de 1968


Um incêndio abordo da cabine de um bombardeio B-52 obrigou a tripulação do bombardeio a abandonar a aeronave antes mesmo de poderem tentar um pouso de emergência.
Logo em seguida, o bombardeio caiu no gelo sobre o mar perto da base de Thule, na Groelândia, causando a ruptura da carga nuclear, o que resultou numa ampla contaminação radioactiva.



Windscale Fire, 10 de Outubro de 1957


 Foi um dos primeiros acidentes em reatores nucleares, ocorreu quando o núcleo de grafite de uma central nuclear inglesa em Windscale, Cumberland, incendiou liberando quantidades substanciais de contaminação radiotiva nos arredores. E por incrível que pareça os técnicos só perceberam o incêndio 48 horas após este ter começado, quando foram pessoalmente verificar as anomalias de temperatura que estavam observando.
Na época foi considerado o pior acidente, porém foi ultrapassado por Three Mile Island.



Incidente do Césio-137, 13 de Setembro de 1987


Milhares de pessoas foram expostas à radiação quando o dono de um ferro velho em Goiânia abriu o reactor de um aparelho de radioterapia e removeu uma pequena quantidade de cloreto de Césio altamente radioactivo.



Explosão de Tomsk-7, 6 de Abril de 1993



O acidente ocorreu com a explosão de um tanque de uma fabrica de recuperação de combustível radioactivo enquanto era realizada sua limpeza com ácido nítrico na cidade Tomsk, na Sibéria, e provocou a projecção de materiais radiotiavos que contêm urânio 235, plutônio 237 e outro produtos da fissão nuclear.



Chazhma Bay, 10 de Agosto de 1985



Durante um reabastecimento em Vladivostok, Rússia, um submarino da classe Echo II sofreu uma explosão, mandando uma nuvem radioactiva no ar. Dez marinheiros morreram no incidente e outras 49 pessoas sofreram ferimentos devido à radiação.



Tokaimura, 30 de Setembro de 1999



O pior acidente nuclear da historia do Japão aconteceu na central nuclear de Tokaimura, e se deu quando os trabalhadores manipulavam urânio liquido, provocou a morte de duas pessoas e expôs mais de 600 a radiação, além de que deixou 320 mil refugiados.
Os dois técnicos provocaram de forma involuntária uma reacção nuclear descontrolada ao utilizar uma quantidade de urânio muito maior do que a prevista durante o processo de fabricação de combustível nuclear, o acidente foi avaliado como o mais grave desde o de Chernobil.



Yucca Flat, 18 de Dezembro de 1970


Yucca Flat, no estado de Nevada onde os Estados Unidos realizam testes nucleares desde 1945, em 1970 depois de Baneberry, envolvendo uma detonação de um dispositivo nuclear com a potência de 10 Kilotons no subterrâneo de Yuca Flat, em Nevada, a escotilha selando a ogiva da superfície cedeu e detritos radioactivos escaparam para a atmosfera enquanto  86 trabalhadores no local foram expostos a radiação.



P.S Não coloquei os de Hiroshima e Nagasaki já que não foram acidentes logicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário