A motivação dos personagens nos jogos é geralmente bem simples por isso bem mais fáceis de fazer adaptações como temos visto ultimamente, no geral elas se baseiam em:
Você mata os bandidos/vilões que estão tentando dominar o mundo ou acabar com ele, ou você que se se vingar por algum motivo, ou está tentando salvar alguém... basicamente é isto.
Mas em Shadow, bem... as coisas não são tão clara.
Os as informações da historia são sutis... os detalhes do enredo pingam lentamente durante o decorrer do jogo, a unica coisa que você sabe é que seu personagem viajou para aquele lugar longínquo denominado Forbidden Lands, para tentar trazer de volta a vida uma garota chamada Mono, para isso pede ajuda de uma entidade denominada "Dormin", que se assemelha muito a um poderoso e malvado deus.
Mas antes que Dormin se disponha a trazer de volta Mono, ele pede que você viage pelas terras proibidas atrás de encontrar e matar dezasseis colossos que estão espalhados pela terra proibida, então é isso não há quebra-cabeças, nem inimigos ali, é apenas um rapaz sozinho tendo apenas seu cavalo como companhia, vagando pelo mundo para matar gigantes.
Mas depois de algum tempo, você percebe que matar esses colossos começa a lhe colocar duvidas na mente e no coração, e conflitar suas emoções, porque eles estão apenas vivendo, não estão furiosos, destruindo coisas ou matando pessoas, eles estão até dormindo
Isso acaba fazendo com que não queira-mos mata-los.